Livre de Lactose! Embalagens deverão conter informação no rótulo, para a segurança e bem-estar dos consumidores.

Todas os produtos à base de leite, deverão conter em suas embalagens um alerta sobre o açúcar. 

Você é intolerante a lactose?

Se não é, provavelmente conhece algum amigo ou familiar que sofre com este problema desagradável, já que 70% da população brasileira, adulta, passa por isso. A intolerância a lactose é incapacidade parcial ou total de digestão da lactose. Isso se dá pela falta da lactase (enzima produzida no intestino delgado, responsável pela decomposição e absorção deste açúcar). Produtos como queijos, sorvetes e iogurtes devem passar longe da mesa de pessoas intolerantes.

lactose-imagem

 

Mas e quando o rótulo não possui nenhuma informação sobre este açúcar?

Ai, realmente fica difícil, mas isso está prestes a mudar! no último dia 05 de Julho de 2016, foi sancionada uma lei que torna obrigatório o alerta sobre lactose em todos os rótulos de embalagens. A lei estabeleceu duas exigências sobre a rotulagem:

1ª: Os rótulos de alimentos que contenham essa substância devem indicar sua presença, conforme as disposições do regulamento;
2ª: Os rótulos de alimentos cujo teor original de lactose tenha sido alterado devem informar o teor de lactose remanescente, conforme as disposições do regulamento.

A adesão, por parte das empresas, deve ocorrer em, no máximo, 180 dias após a data inicial (05/07/16) período em que a lei nº 13.305 deverá entrar em vigor. As punições para o descumprimento, ainda não foram estabelecidas pelos órgãos responsáveis, por isso, é muito importante que as empresas estejam por dentro da norma e se adequem o quanto antes, para que não haja prejuízos e problemas posteriores.