O código de barras foi criado com o intuito de trazer facilidade para os mercados e empresas durante o processo de verificação de estoques, saída de produtos e até mesmo na hora de localizar rapidamente um produto específico na loja. Encontrados em todos os produtos, esses códigos reduzem chances de erros enquanto o produto está sendo comprado e agiliza o processo no caixa, diminuindo filas.

Com todos os seus benefícios, o código de barras tornou-se indispensável em grandes centros de distribuição, mas é recomendado que pequenas empresas também comecem a utilizar esse recurso e adquiram organização e melhora em atividades internas de maneira rápida e prática.

Mas o que é um código de barras?

Considerado um “RG” de cada produto, o código de barras é composto por uma representação gráfica de uma sequência numérica que ajuda na identificação de um produto. As duas representações possuem o mesmo valor, quando o operador não conseguir bipar a representação gráfica, ele pode digitar os números no sistema e obter o mesmo resultado.

Cada produto possui um conjunto numérico exclusivo para não haver atrito na hora de passar a compra no caixa ou na conferência do estoque.

Os benefícios de gerar códigos de barras para seus produtos

Reduz erros

Antes da implementação do código de barras nos produtos o registro de cada item vendido era feito manualmente. Em um fluxo de trabalho mais intenso e com muitos produtos sendo anotados diariamente, as chances de erros aumentavam drasticamente.Com as informações de cada produto inseridas em códigos de barras, é necessário apenas escancear o código e todas os dados serão mostrados de forma rápida. Em um estoque, esse método ajuda a diminuir as chances de saída de produtos não registrados.

Facilidade na busca por um produto

O código de barras ajuda a rastrear e visualizar onde se encontra um produto específico. É através dele que você pode rastrear onde está o produto, se está no estoque ou se foi vendido no PDV.

 

Segurança na coleta de informações

Há garantias de que um código de barras sempre estará com informações corretas, pois ele pode ser alterado e atualizado. Além disso, essas informações também podem ser armazenadas em um software seguro. Isso faz com que a coleta de informações seja mais confiável e exata.

Auxilia na gestão

Monitorando a entrada e saída de produtos através do código de barras, você consegue identificar qual produto vende mais, evitando um desabastecimento e tomando atitudes que favorecem seu negócio.

Também é possível fazer um diagnostico de produtos que ficam parados por muito tempo no estoque, reduzindo o abastecimento dessa mercadoria.

 

Um ótimo investimento

Se você se interessou em implantar esse sistema em sua empresa, existem duas maneiras: Comprar um sistema e criar seu próprio código ou ter acesso a um sistema através do GS1 Brasil.

Porém com a primeira opção os códigos só serão lidos no seu estabelecimento. Optando pela segunda opção, seus códigos serão lidos em qualquer estabelecimento no Brasil e no mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *