Todo o desenvolvimento da embalagem precisa girar em torno de uma coisa: o público-alvo.

Entender esse público requer uma pesquisa aprofundada sobre sua cultura e seus hábitos. Os dados coletados ajudarão a compreender quais experiências de consumo essas pessoas esperam e facilitarão a decisão sobre qual caminho a criação irá seguir.

É preciso lembrar sempre que a embalagem é um fator importantíssimo na hora de chamar a atenção do cliente em potencial, por isso é necessário atender aos anseios e expectativas que eles buscam!

Árvore de decisão

Criada pelo cliente, a árvore de decisão é composta por fatores que ajudarão o consumidor a escolher um produto no PDV, de acordo com suas necessidades e desejos.

Por exemplo, o consumidor vai até um supermercado com a intenção de comprar uma bolacha para seu filho, esses são alguns pré requisitos que ele define:

Muitas respostas para essas perguntas são embasadas em experiências anteriores, indicações de amigos/familiares ou propagandas. Mas isso não impede que a embalagem transmita um apelo emocional e visual que chame a atenção do consumidor e faça com que ele dê uma chance para seu produto.

O papel da embalagem durante o processo de compra

Tendo em mente que o consumidor chega ao ponto de venda com uma ideia do que comprar, é preciso focar no tempo que ele pousa os olhos nas embalagens. Ele vai observar cor, tamanho, forma, rótulo e outros fatores relacionados ao aspecto visual do produto. É nesse momento que sua marca precisa causar uma boa impressão.

Caso o consumidor ainda não conheça sua marca, requisitos como ter um rótulo bonito e criativo ajudam a chamar atenção. Sempre busque formas de se destacar e criar uma ligação com o consumidor.

Se o consumidor já tiver conhecimento sobre sua marca, uma embalagem bem desenvolvida tem o poder de continuar influenciando na compra.

Além do PDV

A ligação entre a embalagem do seu produto e o consumidor vai além do visual. É através do rótulo, cores e materiais utilizados que você consegue conquistar a atenção, mas é necessário pensar mais a frente.

Durante o uso até o momento de descarte, o consumidor passa bastante tempo com seu produto. Nesse período ele descobre se a embalagem é fácil de abrir e de manejar, pontos que podem ser positivos e ajudar na compra da mesma marca outras vezes, levando a fidelização. Por isso é importante pensar na praticidade e sustentabilidade da sua embalagem!

Como conquistar essa atenção

1. Design é essencial

Lembre-se que seu produto estará concorrendo com outras marcas, no mesmo espaço e em um curto tempo – a olhada rápida em todos os produtos do PDV. Aposte em cores e símbolos que tenham ligação com seu público-alvo e explore sua criatividade.

2. Crie vínculos com o cliente através do produto

Você pode optar por estratégias que façam a sua marca estar mais próxima do consumidor. Adicionar um cartão com uma fonte cursiva agradecendo ao cliente pela escolha, escolhendo uma lembrancinha ou uma amostra grátis, são formas de mostrar para o cliente quão importante ele é para sua empresa.

3. Lembre-se da praticidade e sustentabilidade

Além do design, a praticidade na hora de carregar, abrir ou transportar o produto também está no radar dos consumidores, sendo muito valorizado na hora da decisão de compra.

Já a escolha por embalagem reciclável é uma forma de ajudar o planeta e, além disso, pode ser reutilizada pelo seu cliente, que acaba divulgando para outros possíveis clientes.

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