Não é novidade que os consumidores estão cada vez mais exigentes em relação a qual produto levar para casa e, na maioria da vezes, pisam em um supermercado já sabendo o que vão comprar.

Para despertar a atenção desse cliente é necessário que a empresa consiga combinar praticidade e impacto visual atraente no ponto de venda, influenciando nas decisões de compra do cliente em questão.

O problema é que muitas empresas acabam pecando na hora de conseguir esse resultado, pois não contratam os profissionais mais qualificados para produzir as suas embalagens.

Os tópicos a seguir foram criados para facilitar a compreensão de cada profissional da área, contextualizando a sua importância em cada parte do processo.

Marketing

O profissional de marketing tem o papel de direcionar a criação da embalagem para que ela seja contextualizada a rotina e hábitos do consumidor em potencial e consiga alcançar esse público.

Ele é o responsável por pensar na embalagem como uma ferramenta de marketing, desenvolver uma estratégia de venda que agregue valor ao produto, tornando a embalagem referência no mercado.

Depois que a estratégia está traçada, o profissional de marketing passa as informações para o designer responsável pela criação.

Designer gráfico

Com conhecimentos estéticos, um designer gráfico é uma ótima escolha para a criação de peças visuais com o poder de transmitir a mensagem que a empresa quer passar para seu público-alvo.

Mas nunca é certo que um designer gráfico irá ter toda a bagagem de conhecimento necessário sobre embalagens, por isso é preciso que seja realizado um bate-papo extenso para saber se ele possui o refino técnico indispensável para a criação de embalagens.

Designer de embalagens

Considerado o profissional mais adequado para conduzir a criação das embalagens, o designer de embalagens precisa pensar além do visual da mercadoria, como a composição de imagem, cores, símbolos, fontes e diagramação de textos. O seu papel principal é prezar com que todos esses itens visuais se encaixem em uma embalagem funcional, que atenda todas as necessidades do consumidor, trazendo facilidade para a sua vida.

Ele domina conhecimentos como: Ergonomia, layout de PDV’s, usabilidade e até resistências de materiais que irão compor a embalagem, podendo dizer qual material é o mais recomendado para o produto em questão, levando em conta o tempo que essa mercadoria estará em transporte.

Para finalizar, anota a dica!

É recomendado que, na hora de decidir qual profissional vai cuidar da sua embalagem, você tenha em mente a importância de cada profissional na hora de criar uma embalagem de sucesso. Uma solução é optar pela contratação de uma agência especializada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *