Não é novidade que os consumidores estão cada vez mais exigentes em relação a qual produto levar para casa e, na maioria da vezes, pisam em um supermercado já sabendo o que vão comprar.

Para despertar a atenção desse cliente é necessário que a empresa consiga combinar praticidade e impacto visual atraente no ponto de venda, influenciando nas decisões de compra do cliente em questão.

O problema é que muitas empresas acabam pecando na hora de conseguir esse resultado, pois não contratam os profissionais mais qualificados para desenvolver as suas embalagens.

Os tópicos a seguir foram criados para facilitar a compreensão de cada profissional da área, contextualizando a sua importância em cada parte do processo.

 

Marketing

O profissional de marketing tem o papel de direcionar a criação da embalagem para que ela seja contextualizada a rotina e hábitos do consumidor em potencial e consiga alcançar esse público.

Ele é o responsável por pensar na embalagem como uma ferramenta de marketing, desenvolver uma estratégia de venda que agregue valor ao produto, tornando a embalagem referência no mercado.

Depois que a estratégia está traçada, o profissional de marketing passa as informações para o designer responsável pela criação.

 

Designer gráfico

Com conhecimentos estéticos, um designer gráfico é uma ótima escolha para a criação de peças visuais com o poder de transmitir a mensagem que a empresa quer passar para seu público-alvo.

Mas nunca é certo que um designer gráfico irá ter toda a bagagem de conhecimento necessário sobre embalagens, por isso é preciso que seja realizado um bate-papo extenso para saber se ele possui o refino técnico indispensável para a criação de embalagens.

 

Arte finalista

O arte finalista normalmente trabalha em gráficas com a função de fechar o arquivo dentro dos padrões de impressão necessários. Ele possui um amplo conhecimento técnico, mas nem sempre cria ou tem a bagagem necessária para desenvolver algo criativo e diferente.

É comum o designer criar a arte e o arte finalista cuidar do acabamento final, revisando áreas de cores, fotografias, ampliações, reduções, linhas de sangria, alinhamento dos objetos, formatação de textos, entre outros. Muitas empresas optam por criar suas embalagens na própria gráfica, porém via de regra as gráficas possuem apenas o departamento de arte final, e não o de criação.

 

Designer de embalagens

Considerado o profissional mais adequado para conduzir a criação das embalagens, o designer de embalagens precisa pensar além do visual da mercadoria, como a composição de imagem, cores, símbolos, fontes e diagramação de textos. O seu papel principal é prezar com que todos esses itens visuais se encaixem em uma embalagem funcional, que atenda todas as necessidades do consumidor, trazendo facilidade para a sua vida.

Ele domina conhecimentos como: ergonomia, layout de PDV’s, usabilidade e até resistências de materiais que irão compor a embalagem, podendo dizer qual material é o mais recomendado para o produto em questão, levando em conta o tempo que essa mercadoria estará em transporte.

 

Para finalizar, anota a dica!

É recomendado que, na hora de decidir qual profissional vai cuidar da sua embalagem, você tenha em mente a importância de cada profissional na hora de criar uma embalagem de sucesso. Uma solução é optar pela contratação de uma agência especializada!

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