Já falamos isso várias vezes mas é sempre bom relembrar: 70% das decisões de compra são tomadas no ponto de venda! É nesse espaço que a maioria dos consumidores possuem o primeiro contato com seus produtos e dos concorrentes. O design da sua embalagem pesa muito nessa etapa pois é ela que carrega todo o poder de atrair a atenção do consumidor entre tantas marcas lutando pelo mesmo espaço.

E onde os testes de embalagem entram nisso? É através deles que você vai medir a aceitação do seu público-alvo antes mesmo de empreender dinheiro na produção. As pesquisas e os testes irão apontar de que forma seu produto atinge o consumidor e o que precisa ser ajustado para que o processo de compra seja mais eficaz. Confira abaixo os tópicos que não podem ficar de fora em um teste de embalagem!

Conheça as tendências do mercado

Fique por dentro de todos os hábitos e preferências do seu público-alvo. Atualmente as pessoas estão se preocupando mais com o meio ambiente, buscando por produtos com embalagens recicláveis ou reutilizáveis, essa é uma preferência que pode agregar bastante valor ao seu produto.

Analise a concorrência

Saber como seu concorrente atua no ponto de venda e quais são seus pontos fracos e fortes é essencial para verificar quais fatores fazem com que o consumidor repare, ou não, em determinado produto.

Pode ser a cor, o material ou até mesmo a falta de informação em seu rótulo. Colecionar esses dados vai te ajudar a definir o caminho certo para que sua embalagem conquiste o coração dos consumidores.

 Metodologias de pesquisa

É através das pesquisas que você poderá colher boa parte da informação necessária sobre o público-alvo e o que eles esperam do seu produto. Pode ser que o resultado seja uma mudança em sua embalagem ou a inserção de um outro produto que supra as necessidades do consumidor.

Pesquisa qualitativa

A pesquisa qualitativa é indicada quando há necessidade de entender quais são as percepções do cliente frente ao seu produto, pois ajuda a levantar dados sobre o que motiva determinado público a adquiri-lo.

São coletadas diversas informações, entre elas: o comportamento do consumidor no ponto de venda, seus desejos, necessidades e expectativas em relação ao que esperam do seu produto.

Pesquisa quantitativa

A pesquisa quantitativa é realizada através de um questionário com perguntas objetivas e de múltipla escolha.

O seu intuito é priorizar e apontar numericamente a frequência e intensidade do comportamento dos consumidores de um determinado grupo no ponto de venda.

Focus Group

O focus group reúne um grupo de pessoas em uma sala onde eles são questionados sobre determinado produto ou serviço. Esse bate-papo é gravado em áudio e vídeo para que sejam avaliados os pontos positivos e negativos levantados por cada pessoa.

São inúmeras opções de testes e pesquisas que podem ser utilizados para avaliar a qualidade do seu produto e a eficiência da embalagem. Por isso garanta a o sucesso do seu produto, invista, pesquise e avalie!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *