Design Contraditório
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Design Contraditório

Design Contraditório

Achamos esse artigo no blog da Ligia Fascioni, que vale muito a leitura, comentando sobre desenhos de marca que dizem exatamente o contrário do que está escrito (sim, é possível e muito comum), e decidimos transcreve-lo para mostrar a importância de um bom design, e como uma empresa perde força quando não comunica adequadamente os seus atributos.

Olha só esses exemplos, e pode ter certeza que existem mais:

1. Uma marca que se chama êxito deve traduzir sucesso, confere? Mas qual é o símbolo do seu contrário, o erro, o fracasso? Seria um “X” bem grande grafado em vermelho como esse que aparece bem no meio da palavra? Bom, talvez eles considerem essa contradição uma inovação, vai saber…

2. O dicionário Aurélio diz que essencial é o indispensável, o necessário, o fundamental. Nenhum dos adereços agregados a essa marca gráfica são essenciais. São, pelo contrário, excessivos e supérfluos, pois não contribuem para comunicação do conceito. E o que dizer de uma marca de moda branca grafada em preto e laranja?

3. Uma empresa chamada estática deve ter um símbolo gráfico, digamos assim, estático. Concorda? Mas você consegue imaginar algo mais dinâmico do que essa tríade giratória? Para mim, o movimento chega a ser hipnótico.

4. Agora pense nessa empresa, a Rode Bem. Para rodar bem, é preciso que os pneus estejam em perfeito estado de conservação, com a banda de rodagem intacta e bem soldada na estrutura. Mas, peraí…é impressão minha ou essa banda de rodagem está descolando da roda?

5. Pense no conceito de completo: algo que está inteiro, sem nenhuma parte faltando. Exatamente como as letras dessa marca….ooops!

6. Inovação, você sabe, é uma coisa nova, que ainda não foi inventada, tipo assim… esquadro? Compasso? Bem atual hein!

Lembrando que o que está sendo analisado não é a qualidade do projeto ou a competência do designer, mas a contradição entre o que está escrito e o como está escrito. É nessas horas que a importância de contratar profissionais competentes para cuidar da imagem de sua empresa se torna clara.


Fonte:Ligia  Fascioni

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