Novas Gerações de olho em empresas sustentáveis
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Novas Gerações de olho em empresas sustentáveis

Novas Gerações de olho em empresas sustentáveis

Para começar nosso papo sobre a Sustentabilidade nas organizações e de como o consumidor ao longo dos anos foi desenvolvendo uma visão mais crítica sobre o assunto, vamos acertar o que não define que uma empresa é Sustentável. Esqueça as propagandas verdes, o desenho de folhas e a reciclagem do lixo.

Sustentabilidade é bem mais complexo, está para além do dito e escrito, está nas atitudes diárias, de como as organizações desenvolvem seus processos, garantindo o retorno mútuo para a empresa, a sociedade e as pessoas.

Geração X (1960 a 1980)

Uma geração altamente empreendedora e cética, chegou ao mercado de trabalho consideravelmente desconfiada em relação às organizações.

Juntamente com a atitude egocêntrica desta geração, fez com que assuntos ambientais e a Sustentabilidade fossem pouco disseminados nas empresas e tampouco cobrados pelos consumidores.

Propagandas sobre um mundo melhor e preocupações com o próximo não eram argumentos de venda, talvez por isso, nesta geração, a Sustentabilidade não tivesse chegado à gestão da empresa, era vista como mais um gasto.

Mas aqui começou o aprendizado sobre o tema e a transferência de conteúdos para as crianças e jovens da geração Y nas escolas e universidades.

Geração Y (1980 – 1991)

Esta recebeu na escola informações sobre o mundo, globalização e tudo mais. Influenciada pela tecnologia, internet, assim como pela velocidade da transmissão de informação, aprendeu a ser autodidatas e buscam na internet respostas para as coisas.

Por isso interiorizou conceitos de aproveitamento do tempo, colaboração, democracia, diálogo com o público e preocupações ambientais.

Já escolhe produtos menos poluentes, pensa alternativas para economizar energia, na política é cético quanto aos partidos, inquieta e questionada, e as redes sociais são fortes aliadas para os jovens dessa geração. Como vimos nas manifestações que ocorreram no país durante a Copa das Confederações.

Geração Z

Os jovens desta geração, também conhecidos como Millennials (nascidos a partir do ano 2000), e da Y, cresceram escutando as discussões na mídia sobre impactos ambientais e conceitos de Sustentabilidade. Por isso, para eles o tema está mais suscetível ao engajamento do que para as outras gerações.

Embora ainda não tenha chegado ao mercado de trabalho, são imersos na tecnologia, crescem conectados à internet, chats, celular, e isso faz com que sejam imediatistas, discutam na escola e em casa.
Desde os anos iniciais, questões como consumo consciente, aproveitamento do tempo, separação de resíduos, meio ambiente, enfim, sobre diferentes temas ligados à Sustentabilidade.

O que Y e Z esperam das organizações?

Inquietos, informados e questionadores, eles não acreditam mais em ‘rótulos verdes sem conteúdo coerente’. Cobram que a Sustentabilidade esteja no cerne, na gestão da empresa e não apenas nas estratégias de comunicação e publicidade.

O consumidor irá exigir cada vez mais que a Sustentabilidade faça parte dos processos, que a empresa esteja alinhada entre suas ações e a minimização de impactos, com a matriz da materialidade sendo uma análise norteadora.

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