Você conhece o que o seu público infantil está consumindo?
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Você conhece o que o seu público infantil está consumindo?

Você conhece o que o seu público infantil está consumindo?

“Já não basta simplesmente satisfazer às crianças. É preciso encantá-las.”

O público infantil é hoje um dos principais mercados consumidores. As crianças são grandes influenciadores, de forma natural e com grande facilidade consegue convencer adultos a comprarem algo que queiram.

E esse mercado vai além dos brinquedos, as crianças escolhem e opinam em vários produtos com os quais entram em contato. Criamos um gráfico para explicar a escala de comportamento de crianças de 0 a 12 anos como consumidores.

Novas Gerações

Geração é o termo usado para definir um conjunto de pessoas que nasceram em uma mesma época, e, portanto, dividem as mesmas referências, modos e gostos, construindo interesses em comum.

Estimava-se que uma geração poderia ter um tempo de 25 anos, porém nos últimos tempos, com o avanço da tecnologia, novos meios de produção e rapidez em gerar e divulgar informação, esse tempo de mudança foi encurtado para 10 anos.

Duas gerações atualmente impactam diretamente o mercado infantil:

  • Geração Z – nascidos entre 1995 e 2010
  • Geração Alfa – Nascidos a partir de 2010

Duas gerações que nasceram em um contexto altamente tecnológico e com uma preocupação constante com questões ambientais.

Outras características:

  • Inquietas
  • Questionadoras
  • Menos fiel a marcas
  • Multitarefas
  • Pesquisam na internet
  • Menos sexicistas
  • Fogem do comum

Se quiser se aprofundar melhor em gerações, recomendamos esse vídeo do BuzzFeed: https://www.youtube.com/watch?v=IfYjGxI6AJ8

Nova realidade, chega de história da carochinha

As crianças de hoje estão mais conectadas, mais exigentes e desafiando o mercado a ser mais criativo.

O que as crianças consomem hoje:

  • Personalidades da Internet
  • Ídolos de TV e da música Super Heróis
  • Apps e jogos para celular
  • Filmes de Heróis
  • Jogos Online (Fortnite, Minecraft)
  • Netflix
  • Girl Power (Heroínas)
  • Personagens Nonsenses e criativos
  • Animações

Sem contar os derivados que tudo isso gera, como brinquedos, roupas, jogos, quadrinhos.

Como isso interfere no nosso trabalho?

Como criativos, estamos sempre nos atualizando e estudando tendências de mercado. Quando solicitado um projeto para revitalização, criação ou até mesmo consultoria para licenciamento de personagens, nos preocupamos em entregar o melhor para o público final.

A nossa maior preocupação nesse tipo de desafio é pesquisar as referências certas, já que, assim como as próprias crianças, o conteúdo para o público infantil muda rapidamente!  Vamos à internet, gôndolas de mercado, conversamos com crianças, assistimos TV, canais do YouTube, música, tudo que esse público consome.

Tudo isso para construir um grande repertório de referências e potencializarmos os acertos, utilizando elementos atuais que conversem com as atuais gerações infantis!

Personagens

Em nossos estudos, e até mesmo se você assistir aos conteúdos da Cartoon Network ou desenhos originais da Netflix, é possível perceber como os traços de hoje mudaram.

“Se sua embalagem ou material com personagens tiver mais de 10 anos, está na hora de rever, porque provavelmente ela não conversa mais com seu público.”

Exemplo Aplicado:

Exemplos de ilustrações antigas e datadas e logo depois da atualização.

Analisando os personagens com maior sucesso hoje, são em sua maioria figuras diferentes e com as mais diversas formas e características. Os criadores estão mais livres para ousar e abusar de ideias, cores, texturas, personalidades.

“O saudosismo tem que ser deixado de lado e dar abertura ao novo, o novo público infantil não gosta de rótulos, estereótipos e está ligado a outras muitas questões.”

E os personagens mais humanos e reais estão sendo renovados, com novas características e mais próximos dessa nova realidade. Um bom exemplo é a She-Ra, que perdeu seus traços sensuais e ganhou uma nova armadura, traços leves e uma personalidade nova, condizente com as abordagens femininas do século 21.

She-Ra desenho dos anos 80 e She-Ra de 2018 versão do Netflix.

Quem mudou também foi a Carmen Sandiego: quem não passava horas nos anos 90 tentando descobrir em qual lugar do mundo ela estava? Pois hoje ela também segue os passos da She-Ra e vem mais empoderada, utilizando a tecnologia como principal aliada em suas aventuras.

Carmen Sandiego versão dos anos 90 e depois de sua atualização em 2018 original Netflix

Até os ThunderCats passaram por uma reformulação: de acordo com uma pesquisa recente do canal Cartoon Network, hoje as crianças buscam assistir mais desenhos de comédia que as façam rir e não aqueles de aventuras, pois o videogame já entrega de forma melhor esse tipo de enredo, então quando na frente da TV buscam apenas diversão e dar risada, por isso os novos traços estão menos pretensiosos e mais debochados: heróis, heroínas, príncipes, princesas e até mesmo as tradicionais Barbies já não são mais os mesmos.

ThunderCats versão 2019 Cartoon Network

Se você tem como público o mercado infantil, não deixe de conferir o que as crianças veem hoje, e atualizar sua comunicação para conversar diretamente com essas novas gerações.

Podemos te ajudar das seguintes formas:

Criação

Conceituar e criar um personagem exclusivo para ser a cara da sua marca.

Revitalização

Atualizar os traços e modernizar o seu personagem de acordo com o seu público.

Licenciamento

Com a nossa consultoria, iremos juntos escolher o melhor ou os melhores personagens de diversas franquias para representar a sua marca, acompanhar o processo de licenciamento e também a criação dos materiais seguindo todas as regras legais.

Nós da Zoom Mais estamos aqui para te ajudar, entre em contato conosco.

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